terça-feira, 2 de março de 2010

Ciro Gomes - "Não sou puxa-saco do Lula"

Deputado do PSB ignora apelo do presidente para disputar o governo paulista e lança sua candidatura ao Palácio do Planalto.

Por Octávio Costa e Hugo Marques (Entrevista na ìntegra de Ciro Gomes à revista Isto É.



Ciro aposta em segundo turno contra Serra.
O Deputado Ciro Gomes (PSB-CE) tem encontro marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para meados de Março, mas o que deveria ser uma conversa decisiva poderá se tornar uma audiência meramente protocolar. Ciro garante já ter tomado a decisão sobre seu destino nas próximas eleições: "Sou candidato a presidente do Brasil", disse ele em entrevista exclusiva á Isto É. "O Brasil não está bem em termos absolutos e é importante explorar ao máximo as visrtudes do sistema eleitoral de dois turnos para debater o futuro do país", justifica o ex-ministro de Lula, que, apesar da crítica, se diz fiel ao presidente.
Mas contido do que de hábito, Ciro não deixou de atirar nos potenciais adversários. Tachou o governador de São Paulo, José Serra, de oportunista e carreirista. "Ele não tem compromisso com o Brasil e faz de conta que está ao lado de Lula", acusou ressaltando que em 2002, "Serra foi a Dilma de Fernando Henrique". Para o ex-governador do Ceará, a candidato do presidente Lula não tem bagagem eleitoral, mas é uma administradora competente. O que a seu ver, não é condição suficiente para governar o país. "Se experiência administrativa bastasse, a gente contratava um gerente." Aos 52 anos de idade, Ciro Gomes acha que está mais maduro para o desafio.
Isto É: O Senhor é candidato a presidente da república?
Ciro Gomes: Sou candidato a presidente do Brasil. que não é uma novidade para mim nem para ninguém. Já fui candidato duas vezes. Hoje considero que estou muito mais maduro, com a estrada percorrida. completei 30 anos de experiência na vida pública. perdi duas eleições para a presidência e não disputei a terceira porque fui solidário ao presidente Lula na sequência daquela crise chamada de mensalão. Acredito que tenho uma contribuição a dar nesse debate.
Isto É: Então a conversa com Lula é para comunicar sua candidatura?
Ciro Gomes: Ele sabe que sou candidato, Nossa conversa antecipa cenários. à medida que o tempo passa, as professias vão se transformando em percepção da realidade. E todos os passos que aconteceram nos últimos tempos só resolveram que minha profecia é mais próxima do real do que a dele. As pesquisa mostram que, sem meu nome, Serra vence no primeiro turno.
Isto É: O Sr. tem dito que sua candidatura é interessante para a candidata do PT exatamente porque a força a realização do segundo turno.
Ciro Gomes: Há uma questão aí, sobre o tipo de debate que teremos. Há uma natural vontade no presidente Lula de estabelecer uma eleição despolitizada. Uma eleição que choque a turma do Fernando Henrique contra a turma do Lula. mas me preocupo gravemente com o prejuízo que seria uma eleição importante como essa - a primeira sem o Lula candidato - acontecer sem o debate do futuro, esquecendo-se que também serão renovados 2/3 do senado e 100% da câmara. O Brasil não está bem em termos absolutos.
Isto É: Em que setores o país tem de avançar mais?
Ciro Gomes: De tanto repetir truísmos, a gente acabou não se comovendo mais. Mas o Brasil é o país que tem a pior distribuição de renda entre todas as economias organizadas do mundo. Está perdendo proposção de manufaturados em sua pauta de exportação, o que é um sintoma claro de desequilíbrio nas contas externas do país a médio prazo. Temos um padrão similar ao do mundo desenvolvido, mas pagamos essa conta com exportação de matérias primas de baixo valor agregado. Essa conta não fecha. Há também a questão da infraestrutura.
Postando o restante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário