sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DICAS - Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Por Laura Monteiro Lamounier, Eliana Madalena Paolinelli e Alexandre Lamounier

Chegou a Época da declaração Anual do Imposto de Renda. É a hora de calcular o imposto e se foi devido mesmo o imposto retido em todos os meses; procure ajuda de um profissional e verifique se há alguma possibilidade de restituição do valor descontado no ano anterior, ou se terá que pagar algum outro valor para que não tenha problemas com a Receita federal do Brasil.

Como é uma obrigatoriedade do contribuinte, não há como se desviar de tal obrigação. A Receita Federal tem acesso a todas as suas movimentações, por tanto é melhor atender a legislação vigente, evitar ser surpreendido pela Receita Federal e ter seu CPF suspenso, além de pagar multa pela não entrega da declaração; multas no valor mínimo de R$ 165,00. Mantenha-se em dia com fisco e evite dor de cabeça.

Organize os documentos e informações

Se você se enquadra como um contribuinte que precisa entregar a declaração, é importante começar a separar e organizar todos os documentos e informações. Saldo de conta corrente, poupança, fundos, previdência, investimentos, comprovantes de renda e recibos como: Prestação de serviço advocatício, plano de saúde, despesa com escola de filhos. Ainda poderão ser deduzidos no imposto de renda, filhos até 21 anos que estejam estudando e que nãompossuam renda própria. Todos esses documentos são imprescindíveis ao preenchimento da declaração.

Em alguns casos estas despesas estão limitadas a um teto máximo, como é o caso das despesas com educação, mas nas despesas médicas não há limite, e o contribuinte precisa ter os comprovantes de pagamento em mãos (sejam recibos ou cópias dos cheques nominais) para saber o quanto efetivamente gastou.

É por meio dos comprovantes de rendimentos, investimentos, movimentação bancária remetidos pelos bancos (extratos e investimentos até 31/12/2009) e fontes pagadoras (a empresa enviará ao funcionário a DIRF, é obrigatório, que a empresa forneça esse documento ao funcionário) nele estará demonstrado todos os valores e informações necessárias para declaração de IRPF.

Entregue dentro do prazo

O prazo final para entrega é 30 de Abril de 2010, mas não deixe para as última horas. Os servidores da Receita Federal ficam sobrecarregados nos dias próximos ao fim da entrega da declaração, o que dificulta o recebimento de sua declaração. A antecipação evita multas por atraso na entrega.

A preparação da Declaração do Imposto de Renda é uma tarefa que exige tempo e concentração. lembre-se que qualquer ficar retida na malha fina, portanto aja com antecedência. tire suas dúvidas antes, arquive todos os documentos em uma só pasta, e o mais importante; a consulta a um profissional especializado possibilita uma melhor análise do seu caso, garantindo a melhor restituição, ou se for o caso um menor imposto a pagar.

Se tiver restituição, mantenha uma conta corrente ou conta corrente que você utiliza com frequência, mas cuidado para não se esquecer e fechar essa conta, o que dificultará o recebimento do seu crédito.

Atenção com os recibos

Muita atenção com os recibos. para toda a despesa que se deduz no Imposto de Renda Pessoa Física, pegue o recibo com carimbo de recebido constando o CPF (nocaso de médicos e advogados). Principalmente agora que a Receita Federal passará a adotar a partir de 2010, a Declaração de Serviços Médicos - Dmed, onde todos os médicos e hospitais estarão obrigados a fazer tal declaração, o que possiblita o cruzamento de dados pela Receita Federal e maior chance do contibuinte cair na malha fina.

CLIQUE AQUI. Faça contato e a melhor análise para a Declaração Anual de seu Imposto de Renda

Soa Sorte.

UAIA Contabilidade
(31) 3044-4532
http://www.uaia.com.br/
contato@uaia.com.br

Um comentário:

  1. PRIMO DEUS E CONTIGO,CREIA MUITO LINDO SEU SITE E ANDEI LENDO O QUE EU ACHEI UMA MARAVILHA,CONTINUE FIRME E FORTE,A VITORIA E SUA AMEM,DE SUA PRIMA ROSANALAMOUNIER

    ResponderExcluir